Faculdade Sobresp

Especialização em Psicopedagogia Institucional

O psicopedagogo institucional busca soluções para resolver dificuldades de aprendizagem em instituições de ensino, empresas, organizações ou com equipes multidisciplinares.

Objetivo do Curso:

O curso tem como objetivo especializar os profissionais para atuarem diretamente com os processos de aprendizagem humano, buscando estratégias para promover condições favoráveis de aprendizagem. A especialização desenvolve competências para trabalhar com processos de aprendizagem, atuando no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. Sua atuação promove a compreensão e o desenvolvimento dos processos da aprendizagem, considerando o contexto e as diversas adversidades que podem interferir no desenvolvimento humano.

O psicopedagogo pode realizar atuações de modo individual, em grupo e institucional. O psicopedagogo institucional busca soluções para resolver dificuldades de aprendizagem em instituições de ensino, empresas, organizações ou com equipes multidisciplinares.

Mercado de trabalho:

Apesar da alta demanda pelo profissional da Psicopedagogia nas áreas clínicas, de ensino e em hospitais, as grandes empresas e corporações costumam requerer o psicopedagogo. O profissional com especialidade nessa área é fundamental dentro das empresas no treinamento de funcionários. A legislação brasileira determina que 5% dos postos de trabalho em grande corporações sejam preenchidos por pessoas com deficiência, portanto, é necessário esse profissional para dar esse suporte ao RH: orientando, auxiliando na contratação e na adaptação dessas pessoas.

Esse profissional poderá trabalhar também, com um grupo de pessoas, em instituições de ensino, empresas, hospitais. Nas escolas ele irá analisar os diversos aspectos da instituição de ensino. Nas regiões Sul e Sudeste, o mercado de trabalho é ainda melhor, pois são regiões que mais contratam profissionais desta área.

Carga horária:

  • 600h
  • Pós-graduação 100% em EAD, com duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses (a escolha é de acordo com as necessidades do aluno conforme sua escolha nas opções de parcelamento).

Podem cursar:

Professores, Pedagogos, Psicólogos e Licenciados. e demais interessados pela temática.

Investimento modalidade EAD:

Investimento com a BOLSA EDUCA SOBRESP de 34%:

Inscrição:

  • R$ 100,00 

Corpo Docente

Coordenador (a): Prof. Me. Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi (Currículo Lattes)

Aprendizagem e desenvolvimento

  • Teorias da aprendizagem
  • Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento
  • Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
  • Principais abordagens sobre a Aprendizagem
  • Processos psicológicos da aprendizagem

Psicopedagogia e Aprendizagem

  • Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
  • Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento
  • Principais teorias do desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento da criança na escola: aspectos físicos, emocionais e cognitivos
  • A aprendizagem e o ensino das estratégias

Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo

  • Gravidez e vida intra-uterina: a formação do bebê e o conceito de infância
  • Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 1ª infância (0-2 anos)
  • Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 2ª infância (3-6 anos)
  • Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 3ª infância (7-11 anos)

Psicomotricidade

  • Motricidade e Pensamento
  • A natureza social da motricidade
  • A Evolução da Psicomotricidade I
  • A Evolução da Psicomotricidade II
  • A Evolução da Psicomotricidade III

Psicopedagogia e Educação

  • Intervenção psicopedagógica
  • Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
  • Sociologia do professor global
  • Construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista
  • Capacidade atencional
  • Avaliação da cognição e metacognição

Necessidades Educacionais Especiais

  • Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) – elementos e intervenção
  • Investigações do espectro autista – Identificação e diagnóstico inicial
  • Dislexia
  • Paralisia cerebral – Inclusão escolar com o uso da TIC

Abordagem Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem

  • Intervenção psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem e o ensino
  • Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
  • Necessidade curricular frente às dificuldades de aprendizagem
  • Manutenção, transferência e generalização das aprendizagens

Psicopedagogia Institucional

  • Modelos de avaliação de aprendizagem.
  • O processo de diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento
  • Funções, competências e posições do profissional de treinamento.
  • Gestão de Pessoas: cenários e tendências
  • Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações

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