Faculdade Sobresp

GRADUAÇÃO

PSICOLOGIA

INSCRIÇÃO VESTIBULAR 2021/2

O curso de Psicologia da Faculdade SOBRESP gradua psicólogos para desenvolver a capacidade de raciocínio, observação e compreensão dos fenômenos e processos mentais, grupais e sociais de forma a utilizar técnicas e métodos do âmbito psicológico de forma ética e competente. O profissional graduado na SOBRESP sai apto para realizar um trabalho integrado com outras áreas de atuação ou outros profissionais. 

 

Além disso, é capaz de realizar intervenções de qualidade com atendimento ao público, avaliar contextos e decidir pela intervenção mais adequada, gerenciar recursos físicos e ambientais, estar atento à formação ao longo do tempo e trabalhar para o progresso da sociedade.

 

Ênfases Curriculares:

  • Processos Clínicos e Sociedade 

  • Processos Organizacionais: Gestão e Consultoria 

 

Áreas de Atuação

 

O profissional egresso do curso de graduação do Curso de Psicologia da SOBRESP estará apto para atuar, de forma competente, em uma ampla diversidade de áreas, com especial qualificação nas áreas de Processos Clínicos e Sociais e de Processos Organizacionais: Gestão e Consultoria. Entretanto, o profissional psicólogo poderá atuar em outros campos de prática profissional tendo em vista a formação generalista e voltada para a execução de diferentes demandas e processos sociais.

De modo amplo, mas não restrito, o psicólogo pode atuar nas seguintes áreas:

  • No atendimento clínico em setting terapêutico reservado ao psicólogo que possibilita ao terapeuta a escuta de um paciente ou de um conjunto de pessoas. Nessa perspectiva, pode se dar o atendimento individual de crianças, adolescentes adultos e idosos, famílias, casais ou grupos.

  • No atendimento clínico em setting terapêutico ampliado e voltado para o atendimento não formatado ao espaço e tempo tradicionalmente atribuído a clínica psicológica, realizando o acompanhamento de pacientes portadores de doença mental grave como psicoses e dependências químicas.

  • Na psicologia organizacional voltada para atividades de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, etc, de pessoas e instituições.

  • Na saúde do trabalhador com o intuito de organizar e promover práticas de trabalho atentas ao bem-estar e saúde física e mental de trabalhadores.

  • Na gestão de pessoas auxiliando no entendimento e melhoramento das práticas em diferentes níveis e setores empresariais e organizacionais de modo a promover a melhoria na relação entre os sujeitos e no aumento de produção organizacional.

  • Na área da Psicologia da saúde, com o propósito de prevenção e promoção de saúde mental de indivíduos, grupos ou populações através da criação e/ou implementação de políticas públicas de saúde voltada para as demandas específicas, como os compostos por dependentes químicos, ou por pessoas portadoras de doenças crônicas, como os hipertensos, diabéticos, dentre tantos outros.

  • Nas instituições hospitalares, prestando serviços clínicos em situações pré e pós-cirúrgicas, tanto para o paciente quanto para os familiares, e prestando serviços institucionais em atividades gerenciais e técnicas, além de outras situações peculiares.

  • No ensino através da docência em Psicologia em níveis de ensino médio, superior e pós-graduação oferecendo subsídios de formação técnica e específica nos conhecimentos pertinentes e reservados ao Psicólogo e que possam contribuir para a formação de pares ou de outros profissionais.

  • Na Psicologia Educacional promovendo os propósitos institucionais que anseiam pelo desenvolvimento e evolução dos sujeitos bem como o auxílio aos indivíduos e agindo no gerenciamento em situações de dificuldades, tanto para os discentes quanto para os docentes, direção e funcionários.

  • Na pesquisa científica, testando e desenvolvimentos novas práticas de atuação ao ampliar os métodos e possibilitar a reaplicação de técnicas e práticas específicas à profissão.

  • Na Psicologia dos Desastres, ao agir em situações de crise e em vivências de acidentes, catástrofes ou quaisquer outro acontecimento inesperado que venham atingir uma parcela da população ao transformar um contexto social em contextos de vulnerabilidade e que as pessoas envolvidas fiquem em risco de preservação da integridade física, mental e civil.

  • Na Psicologia Jurídica, no que tange a promoção da compreensão e do entendimento dos fenômenos mentais de forma a auxiliar os operadores do Direito executando o trabalho de avaliação, perícia, mediação, atendimento clínico e de acolhimento, etc.

  • Na Psicologia do Esporte, na busca pela compreensão dos fenômenos psicológicos que possam intervir ou modificar e alterar o desempenho físico buscando o auxílio através do desenvolvimento das potencialidades emocionais promovendo saúde e bem-estar.

  • Na psicologia do Trânsito, ao realizar o entendimento do comportamento no trânsito de todos os usuários da via de forma a proporcionar um desenvolvimento e harmonia entre os sujeitos e o meio-ambiente através da responsabilidade social.

 

Diferencial de Mercado: 

 

O profissional psicólogo pode atuar em quaisquer dessas áreas citadas acima. Ao nortear pelo dever de prover atenção integral ao ser humano, considerando-o sujeito contextualizado em sua época e em seus afazeres. Deve atuar, assim, na promoção da saúde e na prevenção da doença mental na vida cotidiana, bem como na viabilização do desenvolvimento humano. Este profissional age com propósitos preventivo e curativo, reabilitador e promotor das potencialidades, em diferentes cenários onde o indivíduo pode receber cuidado e atenção.

 

Formas de Ingresso no Curso:

 

Vestibular, ENEM, transferência e portador de diploma em outra graduação.

 

Tempo de Duração do Curso:  10 semestres

Período: Noturno

 

SEM

NOME DA DISCIPLINA

TIPO

( T – PE )

CH

1

Genética Humana

OBR

( 36 – 0 )

36

1

História da Psicologia

OBR

( 72 – 0 )

72

1

Introdução à Metodologia da Pesquisa

OBR

( 36 – 0 )

36

1

Filosofia

OBR

(36 – 0 )

36

1

Processos Psicológicos Básicos

OBR

( 72 – 0 )

72

1

Seminário Introdutório à Psicologia

OBR

( 60 – 12 )

72

1

Sociologia

OBR

( 36 – 0 )

36

   

( 348 – 12 )

360

2

Estatística Aplicada à Psicologia

OBR

( 36 – 0 )

36

2

Ética Profissional

OBR

( 60 – 12 )

72

2

Teorias da Personalidade I

OBR

( 36 – 0 )

36

2

Pesquisa em Psicologia

OBR

( 36 – 0 )

36

2

Psicologia Experimental

OBR

( 72 – 0 )

72

2

Fisiologia Aplicada à Psicologia

OBR

( 36 – 0 )

36

2

Epistemologia da Psicologia

OBR

( 72 – 0 )

72

   

( 348 – 12 )

360

3

Desenvolvimento Humano I

OBR

( 36 – 0 )

36

3

Teorias da Personalidade II

OBR

( 36 – 0 )

36

3

Psicanálise I

OBR

( 72 – 0 )

72

3

Bioética

OBR

( 36 – 0 )

36

3

Psicologia Cognitivo-Comportamental I

OBR

( 72 – 0 )

72

3

Psicologia Social I

OBR

(54 – 18 )

72

3

Neuroanatomia Aplicada à Psicologia

OBR

( 36 – 0 )

36

   

( 336 – 24 )

360

4

Psicologia Social II

OBR

( 36 – 0 )

36

4

Psicanálise II

OBR

( 72 – 0 )

72

4

Processos Grupais

OBR

( 36 – 0 )

36

4

Psicologia Cognitivo-Comportamental II

OBR

( 72 – 0 )

72

4

Processos Organizacionais e de Trabalho em Psicologia

OBR

( 30 – 6 )

36

4

Desenvolvimento Humano II

OBR

( 30 – 6 )

36

4

Avaliação Psicológica I

OBR

( 60 – 12 )

72

   

( 336 – 24 )

360

5

Processos Organizacionais e Gestão de Pessoas

OBR

( 36 – 0 )

36

5

Psicopatologia Geral

OBR

( 72 – 0 )

72

5

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

OBR

( 36 – 0 )

36

5

Avaliação Psicológica II

OBR

( 60 – 12 )

72

5

Psicodinâmica do Trabalho

OBR

( 36 – 0 )

36

5

Estágio Básico I

OBR

( 0 – 54/18 )

72

5

Teorias da Clínica Psicológica I – abordagem cognitivo-comportamental

OBR

( 72 – 0 )

72

   

( 312 – 84 )

396

6

Avaliação Psicológica III

OBR

( 60 – 12 )

72

6

Psicofarmacologia

OBR

( 36 – 0 )

36

6

Psicopatologia Descritiva

OBR

( 72 – 0 )

72

6

Teorias da Clínica Psicológica II – abordagem psicanalítica

OBR

( 72 – 0 )

72

6

Processos de Gestão e Consultoria

OBR

( 30 – 6 )

36

6

Estágio Básico II 

OBR

( 0 –54/18 )

72

6

DCG

OPT

( 36 – 0 )

36

   

( 306 – 90 )

396

7

Processos Clínicos e Sociedade

OBR

( 30 – 6 )

36

7

Psicologia da Saúde

OBR

( 30 – 6 )

36

7

Gestão em Psicologia Organizacional

OBR

( 72 – 0 )

72

7

Processos Institucionais

OBR

( 36 – 0 )

36

7

Terapia Familiar e de Casal

OBR

( 72 – 0 )

72

7

Seminário Temático: Processos Organizacionais: Gestão e Consultoria

OBR

( 0 – 108 )

108

7

DCG

OPT

( 36 – 0 )

36

   

( 276 – 120 )

396

8

Diagnóstico Clínico

OBR

( 72 – 0 )

72

8

Diagnóstico Organizacional

OBR

( 72 – 0 )

72

8

Teorias da Aprendizagem para a Psicologia Educacional

OBR

( 72 – 0 )

72

8

Seminário Temático: Clínica Psicológica

OBR

( 0 – 108 )

108

8

Teorias da Clínica Psicológica III –  Terapia Familiar e de Casal

OBR

( 36 – 0 )

36

 

DCG

OPT

( 36 – 0 )

36

   

( 288 – 108 )

396

9

Ênfase I: Processos Clínicos e Sociedade I ou 

Ênfase I: Processos Organizacionais: Gestão e Consultoria I

OBR

( 72 – 0 )

72

9

Estágio I (Ênfase I) 

ou 

Estágio I (Ênfase II)

OBR

( 0 – 250/38 )

288

9

Trabalho de Conclusão de Curso I

OBR

( 0 – 36 )

36

9

Libras

OBR

( 36 – 0 )

36

   

( 108 – 324 )

432

10

Ênfase II: Processos Clínicos e Sociedade II ou 

Ênfase II: Processos Organizacionais: Gestão e Consultoria II

OBR

( 72 – 0 )

72

10

Estágio II (Ênfase I) 

ou 

Estágio II (Ênfase II)

OBR

( 0 – 250/38)

288

10

Trabalho de Conclusão de Curso II

OBR

( 0 – 36 )

36

   

( 72 – 324 )

396

   

( 2730 – 1.122 )

3852

  • Coordenadora: Profª Me. Barbara Maria Barbosa da Silva


 Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2007), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Desenvolvimento de Carreira (UFRGS, 2009) e especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP, 2013). Exerceu atividades vinculadas a projetos de pesquisa, extensão e estágios extracurriculares nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Pública, Psicologia Hospitalar, Saúde Mental, Desenvolvimento de Carreira, Atendimento Clínico e Saúde do Trabalhador.

 Como profissional de Psicologia foi coordenadora de curso de graduação, ministrou disciplinas relacionadas as áreas do conhecimento de Avaliação Psicológica, Teoria Cognitivo-Comportamental e Processos de Gestão. Supervisionou estágios em clínica de Psicologia e estágios na ênfase em Gestão. Coordenou o Núcleo de Orientação e Desenvolvimento de Carreira (NODeC). Atualmente, desenvolve atividades como professora titular e coordenação do curso de graduação em Psicologia da Faculdade SOBRESP. É professora convidada na Instituição de Ensino Cognitivo, no qual ministra disciplinas em cursos de especialização, formação e aperfeiçoamento no âmbito das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Além disso, desenvolve atividade clínica nas áreas de Desenvolvimento de Carreira e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

 

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