bebes

A atenção à saúde bucal é constituída de ações com o objetivo de promover o fisiologismo do indivíduo. Desta forma este curso de capacitação será realizado nos cuidados dos primeiros 1000 dias do bebê, por ser o período mais indicado para ações de promoção e prevenção bucal do mesmo.

Objetivo do curso:

O cirurgião dentista será capacitado nos cuidados odontológicos dos 270 dias gestacionais e nos primeiro dois anos de vida do bebê. Toda a criança pode crescer com sorriso saudável havendo cuidados preventivos, levando assim a uma boa dentição o que influenciará na sua saúde geral.

Diferenciais que a Faculdade SOBRESP oferece para você:

Curso de Capacitação para atendimento de Bebês teórico/prático oferecido por esta Instituição é o primeiro do estado do RS; Será desenvolvido com corpo docente extremamente capacitado e especializado em ações que promovem a saúde do bebê e da gestante; Será desenvolvido em instalações modernas, preparadas para o atendimento dessa população.

Público-Alvo: Cirurgiões dentistas e alunos de graduação em Odontologia que já cursaram Odontopediatria (documentação comprobatória).

Investimento: Consulte valores.

Professores e convidados

Prof. Drª. Juliana Rodrigues Praetzel

Possui Doutorado (2003) em Ciências Odontológicas, com ênfase em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado (1998) em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM/UNIFESP e Graduação (1982) em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua em Odontopediatria, com ênfase nas seguintes linhas: endodontia da dentição decídua; saúde bucal da gestante e do bebê; nos distúrbios miofuncionais da face; e na epidemiologia dos agravos à saúde bucal. Professora Associada de Odontopediatria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Prof. Drª. Angela Regina Maciel Weinmann

Possui Pós-Doutorado no “The Hospital for Sick Children” na Universidade de Toronto, no Canadá, Mestrado e Doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Pediatra e Puericultura e dos Programas de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e Programa de Reabilitação Funcional da Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de Neonatologia, estudando principalmente os seguintes temas: sobrevivência e qualidade de vida de recém-nascidos a termo e pré-termo, desenvolvimento pulmonar e doenças pulmonares no recém-nascido e nutrição neonatal.

Prof. Me. Rodrigo Agne Ritzel

Possui Graduação em Medicina (1995) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Residência Médica em Otorrinolaringologia (1997) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Otorrinolaringologista (2000) pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS). Residência Médica em Otorrinolaringologia (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Atualmente é Médico Otorrinolaringologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Profª. Me. Carine Weber Pires

Cirurgiã-Dentista, com Graduação (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Mestrado em Ciências Odontológicas, com ênfase em Odontopediatria (2014), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ênfase em Odontopediatria e atua como Professora nas disciplinas de Odontopediatria I e Estágio Supervisionado Odontopediátrico I e II na Faculdade da Serra Gaúcha – Campus Caxias do Sul.

Profª. Me. Camila Lenhart Vargas

Graduada em Nutrição (2006) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialista em Nutrição Clínica, com ênfase em Terapia Nutricional – CBES (2008). Mestra em Distúrbios da Comunicação Humana, com ênfase em Neonatologia (2014) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana, com ênfase em seguimento de prematuros (início em 2015). Atuou como nutricionista clínica no Hospital Universitário de Santa Maria (2007-2008), e no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Hospital da Criança Santo Antônio (2008-2011). Possui experiência em Nutrição Clínica, Nutrição Materno Infantil e Aleitamento Materno. Atualmente realiza atendimento nutricional personalizado e consultoria em amamentação. Professora convidada em cursos de atualização, aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Profª. Cristiane Medianeira Savian

Mestranda em Saúde Materno Infantil pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Especialização em Odontopediatria (2005) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Graduação em Odontologia (2003) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Odontopediatra na Clínica Odontologia Crianças e Adolescentes, Santa Maria/RS.

Resumo do Programa

  • A.PNO – Os primeiros 1000 dias de vida do bebê. Do pré-Natal odontológico (odontologia intrauterina);
  • Protocolo PNO: A interface da odontopediatria com a obstetrícia/pediátrica;
  • A interface da odontopediatria com a fonoaudiologia – Amamentação teste da linguinha;
  • Primeiro e segundo anos de vida:
  • A interface da odontopediatria com a psicologia;
  • Características da cavidade oral do neonato e do Bebê: Fases de dentição decídua;
  • Carie de estabelecimento precoce na infância;
  • O papel modulador dos hábitos de HO e dieta para a saúde Oral: Erosão dental;
  • A interface da odontopediatria da primeira infância com a nutrição e desmame;
  • Distúrbios miofuncionais faciais relacionados ao período hábitos bucais deletérios, bruxismo.
  • O estado atual dos materiais odontológicos empregados na odontopediatria/ odontologia minimamente invasiva.
  • Terapêutica e endodôntica na dentição decídua.
  • Traumatismo na dentição decídua.
  • Clínica de bebês.

Informe-se e garanta sua vaga!

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você para sanar todas as suas dúvidas.


SE PREFERIR LIGUE

Telefone (55)3214-1111
Celular (55)99605-3928
Celular (55)99655-0931
Celular (55)99706-0793